COMUNICADO-OFICIAL Nº. 01/2001

 

 

ASSUNTOS: Inscrição para a nova época

              Novos  juizes

A.N.J.A          

Outros Assuntos

           

1-    Inscrição para a nova época

 

Os Juizes interessados devem  efectuar a sua inscrição  até ao dia 31 de Dezembro, data limite prevista no Regulamento do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo, preenchendo da forma mais completa possível a ficha que se anexa e devolvendo-a com a maior brevidade possível a este Conselho de Arbitragem. No campo da ficha de inscrição onde devem referir a profissão, no caso de serem estudantes, deverão colocar estudante do Ensino Básico (até ao 9ºano), do Ensino Secundário (até 12º ano) ou do Ensino Superior.

 Relembramos que as competições terão início em meados de Dezembro e que só serão convocados os Juizes que já estiverem inscritos.

 Apesar da data indicada no Regulamento do Conselho de Arbitragem,  solicitamos que procedam á vossa inscrição com a maior brevidade possível, pois necessitamos de actualizar os nossos ficheiros de modo a enviarmos os dados correctos que nos são solicitados pelo Conselho de Arbitragem da F.P.A .

       Sobre o mesmo assunto  relembramos também o artª 23º do Regulamento do Conselho de Arbitragem que determina que todos os Juizes que, injustificadamente, não revalidem durante 2 anos  (inclusive) serão considerados inactivos nos quadros dos Conselhos Regional e Nacional, só podendo regressar ao activo após participação em Curso de Reciclagem.

 

 

Nota:

Aos juizes mais antigos, que porventura abandonaram temporariamente a arbitragem por exigências profissionais ou outras e que queiram voltar, este Conselho de Arbitragem estará sempre pronto a recebe-los e a estudar, caso a caso, a melhor forma de os reintegrar.

 

2- CURSO PARA NOVOS JUIZES

O Conselho de Arbitragem de Braga vai realizar um Curso para novos Juizes de Atletismo, que irá decorrer entre 17 e 21 de Dezembro (sessões teóricas) , dias 22 e 23 ( Sessões práticas ) e exame no dia 29 de Dezembro ( manhã).

Solicitamos o favor de publicitarem este facto junto dos vossos familiares e amigos e caso haja alguém interessado o favor de encaminharem a sua inscrição para esta Associação, onde lhes serão prestadas informações complementares.

 

3-  A. N.J.A ( Associação Nacional de Juizes de Atletismo)

 

Como deve ser já do vosso conhecimento existe desde 1996 esta Associação que tem como objectivo principal promover a valorização, cooperação e a defesa dos direitos e interesses dos seus associados, bem como a divulgação do Atletismo em geral e da Arbitragem  em particular.

Esta Associação tem já uma nova Direcção eleita ( da qual fazem parte os sócios de Braga, Maurício Oliveira e Isabel Macedo) e tem vindo a realizar algumas actividades, como a  edição de um Boletim Informativo, o Anjinha, algumas acções de formação e, alguns contactos com o Conselho de Arbitragem da F.P.A, no sentido de procurar melhorar as nossas condições de actuação...

 

 

No caso de estarem interessados em se tornarem sócios, os juizes, de qualquer categoria, deverão  preencher a ficha que anexamos  e  devolvê-la a esta Associação, juntamente com o valor da quota anual que é de +-1500 $00.

 

Neste momento a ANJA conta já com 240 sócios , em todo o País mas poucos  são de Braga e nós gostaríamos que esse número aumentasse pois quantos mais sócios houver mais representatividade terá a ANJA na defesa dos nossos interesses e preocupações como juizes de atletismo .

 

 

4.- NOVOS JUIZES NACIONAIS

 

Decorreu nos passados dias 5,6 e 7 de Dezembro, cá em Braga e também em Lisboa, um Curso de acesso á categoria de Juiz Nacional. Estes Cursos tiveram como base de informação o apoio de material audio-visual produzido pelos nossos colegas de Braga, Mª Amélia e João Anjos , que foram também prelectores, assim como os Juizes Maurício Oliveira e Isabel Macedo.

Julgamos ser de referir a excelente prestação dos candidatos de Braga, que representam mais de 25% dos juizes aprovados de todas as Associações Regionais. Em termos nacionais foram aprovados 47 candidatos, sendo 12 de Braga. Este Conselho de Arbitragem vem por este meio felicitar os novos Juizes Nacionais da AABraga, desejando-lhes uma boa e longa carreira e a continuação do bom trabalho que vinham já a desempenhar nos últimos anos.

 

 

Os novos Juizes Nacionais da AABraga são os seguintes:

·        Sandra Pereira

·        Jorge Macedo

·        Sónia Oliveira

·        Ana Rita Braga

·        Luisa Veloso

·        Gabriel pereira

·           Luís Araújo

·           Romeu Castro

·        Miguel Afonso

·        Judite Gomes

·        Marta Adriana Pereira

·        Susana Peixoto.

 

5- ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO TÉCNICO DA IAAF

          Como é já do conhecimento de alguns juizes, houve recentemente no Congresso da IAAF de Edmonton, algumas alterações ao Regulamento que irão entrar em vigor já nesta época.

          Como ainda não há Regulamentos Técnicos actualizados, solicitamos que passem por esta Associação para que lhes sejam fornecidas essas alterações.

Braga ,  27 de Novembro de 2001  

O Conselho de Arbitragem da A.A.B.    

Olímpia Oliveira

Isabel Macedo

Maurício Oliveira